terça-feira, 15 de julho de 2014

O Meu Pessoa

O Meu Pessoa

Sim, está tudo certo.
Está tudo perfeitamente certo.
O pior é que está tudo errado.
Bem sei que esta casa e pintada de cinzento
Bem sei qual é o número desta ca...sa —
Não sei, mas poderei saber, como está avaliada
Nessas oficinas de impostos que existem para isto —
Bem sei, bem sei…
Mas o pior é que há almas lá dentro
E a tesouraria de Finanças não conseguiu livrar
A vizinha do lado de lhe morrer o filho.
A Repartição de não sei quê não pôde evitar
Que o marido da vizinha do andar mais acima lhe fugisse com a cunhada…
Mas, está claro, está tudo certo…
E, excepto estar errado, é assim mesmo: está certo…

Álvaro de Campos, 5-3-1935 soa

Sim, está tudo certo.
Está tudo perfeitamente certo.
O pior é que está tudo errado.
Bem sei que esta casa e pintada de cinzento
Bem sei qual é o número desta ca...sa —
Não sei, mas poderei saber, como está avaliada
Nessas oficinas de impostos que existem para isto —
Bem sei, bem sei…
Mas o pior é que há almas lá dentro
E a tesouraria de Finanças não conseguiu livrar
A vizinha do lado de lhe morrer o filho.
A Repartição de não sei quê não pôde evitar
Que o marido da vizinha do andar mais acima lhe fugisse com a cunhada…
Mas, está claro, está tudo certo…
E, excepto estar errado, é assim mesmo: está certo…


Álvaro de Campos, 5-3-1935

Sim, está tudo certo.
Está tudo perfeitamente certo.
O pior é que está tudo errado.
Bem sei que esta casa e pintada de cinzento
Bem sei qual é o número desta casa —
Não sei, mas poderei saber, como está avaliada
Nessas oficinas de impostos que existem para isto —
Bem sei, bem sei…
Mas o pior é que há almas lá dentro
E a tesouraria de Finanças não conseguiu livrar
A vizinha do lado de lhe morrer o filho.
A Repartição de não sei quê não pôde evitar
Que o marido da vizinha do andar mais acima lhe fugisse com a cunhada…
Mas, está claro, está tudo certo…
E, excepto estar errado, é assim mesmo: está certo…

Álvaro de Campos, 5-3-1935 

In Poesia , Assírio & Alvim, ed. Teresa Rita Lopes, 2002

Ilustração: Gianluca Biscalchin

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